Mundo
Irã apreende navio com grande quantidade de diesel no Golfo de Omã
Irã interceptou um navio petroleiro no Golfo de Omã, informou a agência Fars na madrugada de sábado (13, data local). A embarcação transportava 18 tripulantes de origem indiana, do Sri Lanka e de Bangladesh.
Segundo uma autoridade da província de Hormozgan, situada no sul do país, o navio estava carregando seis milhões de litros de diesel contrabandeado.
O veículo estava com todos os sistemas de navegação desligados, conforme relatado pela mesma fonte.
As forças do Irã frequentemente capturam embarcações envolvidas no transporte ilegal de combustível na região do Golfo.
Devido ao preço do combustível ser um dos mais baixos globalmente no Irã, o contrabando para outros países representa um negócio lucrativo.
Em novembro, o país já havia tomado posse de um petroleiro sob a alegação de transporte de carga não autorizada, negando que tal ação fosse uma retaliação contra nações estrangeiras.
Este episódio ocorre em um momento de tensão geopolítica, poucos dias após os Estados Unidos terem apreendido um petroleiro na costa da Venezuela.
Conforme informações das autoridades norte-americanas, o navio chamado Skipper estava transportando petróleo oriundo da Venezuela e do Irã.
O Skipper foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos EUA em 2022 por supostos laços com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã e com o grupo Hezbollah.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login