Mundo
Irã avisa que conflito com Israel pode recomeçar a qualquer hora

Mohammad Reza Aref, primeiro-vice-presidente do Irã, alertou nesta segunda-feira (18) que um novo confronto com Israel pode reiniciar a qualquer momento, após mais de dois meses de um sangrento conflito.
Em 13 de junho, Israel realizou um ataque inesperado contra o território iraniano, efetuando centenas de bombardeios, sobretudo em locais militares e instalações nucleares, além de matar cientistas ligados ao programa nuclear do Irã e altos comandantes militares.
O Irã respondeu com disparos de mísseis e drones contra Israel e atacou a principal base americana no Oriente Médio, localizada no Catar.
Os Estados Unidos, que também realizaram bombardeios em 22 de junho contra instalações nucleares iranianas, anunciaram o fim das hostilidades em 24 de junho.
“Devemos estar prontos a qualquer momento para um confronto. Hoje, não estamos em um cessar-fogo, apenas no término das hostilidades”, afirmou Aref.
Yahya Rahim Safavi, conselheiro militar do líder supremo iraniano Ali Khamenei, declarou anteriormente que o Irã está se preparando para o pior cenário.
Desde o fim das hostilidades, autoridades e comandantes militares iranianos afirmam que o país está preparado para um novo confronto, embora não deseje a guerra.
Mais de mil mortes foram registradas no Irã durante o conflito de junho, enquanto Israel contabilizou 28 vítimas.
O Ocidente e Israel acusam o Irã, que nega as alegações, de tentar desenvolver armas nucleares.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login