Conecte Conosco

Mundo

Irã confirma compromisso com tratado nuclear

Publicado

em

O Irã confirmou sua fidelidade ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares na última quinta-feira (3) e destacou a “má conduta” da Alemanha, que criticou Teerã por interromper a colaboração com a agência nuclear da ONU.

“O Irã mantém seu compromisso com o TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) e seu Acordo de Salvaguardas”, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, em suas redes sociais.

Este comunicado foi divulgado um dia depois de o governo iraniano cessar oficialmente sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), após a agência não condenar os ataques israelenses e americanos às instalações nucleares do país.

“O apoio declarado da Alemanha aos bombardeios contra o Irã eliminou a ideia de que o governo alemão tenha algo além de má fé em relação ao povo iraniano”, acrescentou o chanceler em resposta a uma crítica do Ministério das Relações Exteriores alemão sobre a decisão iraniana.

O Ministério alemão solicitou ao Irã que revertesse essa decisão, destacando que isso transmite uma “mensagem extremamente negativa”.

“Tal medida impede qualquer tipo de fiscalização internacional ao programa nuclear do Irã, o que é fundamental para uma solução diplomática pacífica”, informou o ministério.

Abbas Araghchi repreendeu vigorosamente o que chamou de “apoio claro da Alemanha ao ataque ilícito de Israel contra o Irã” em 13 de junho, que resultou na morte de comandantes militares e cientistas do setor nuclear iraniano.

Em 17 de junho, o chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou, durante a cúpula do G7, que Israel estava realizando o “trabalho pesado por todos nós” ao atacar a infraestrutura nuclear iraniana.

O conflito de 12 dias entre Irã e Israel, somado à ofensiva dos Estados Unidos, causou danos sem precedentes às instalações nucleares localizadas em Fordo, Isfahan e Natanz.

Esse confronto resultou em pelo menos 935 mortes no Irã e 28 em Israel, conforme relatos oficiais de cada país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados