Mundo
Irã fecha acordo para nova parceria com AIEA

Irã anunciou nesta terça-feira (9) um acordo para estabelecer uma nova fase de colaboração com o órgão nuclear da ONU, depois de ter interrompido sua cooperação devido aos ataques realizados em junho por Israel e Estados Unidos em território iraniano.
O acordo foi firmado no Cairo pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, e pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, que considerou o acordo “um avanço significativo na direção correta”.
Esta foi a primeira reunião de alto nível entre o governo do Irã e a AIEA desde que o país suspendeu sua colaboração com a agência após o conflito de 12 dias com Israel em junho, que incluiu ataques a instalações nucleares iranianas por parte de israelenses e americanos.
O Irã, que criticou a AIEA por não condenar os ataques, declarou que a cooperação futura terá um formato renovado.
“Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica encontraram um entendimento sobre como proceder diante das novas condições”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmail Baqai, após o encontro entre Araghchi e Grossi no Cairo.
A suspensão da colaboração significava que os inspetores nucleares precisavam da aprovação do órgão máximo de segurança do Irã para realizar suas inspeções.
Embora o Irã assegure que seu programa nuclear destina-se a fins pacíficos, países do ocidente acusam o governo de buscar a fabricação de armas nucleares, algo que Teerã sempre negou.
Durante a visita ao Cairo, o chanceler iraniano e o chefe da AIEA também se encontraram com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi, que qualificou o pacto como “um avanço positivo para diminuir tensões”.
A suspensão da cooperação levou ao afastamento dos inspetores nucleares do Irã, que retornaram temporariamente no mês passado para monitorar a substituição de combustível na usina nuclear de Bushehr, mas logo saíram novamente.
Durante seu primeiro mandato presidencial, Donald Trump retirou unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear de 2015 e impôs severas sanções contra o Irã.
Uma nova rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos, iniciada em abril, foi interrompida após os ataques israelenses contra o Irã em junho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login