Conecte Conosco

Mundo

Irã nomeia novo líder supremo, mas mantém identidade em segredo

Publicado

em

A Assembleia de Especialistas do Irã escolheu um novo líder supremo para suceder o aiatolá Ali Khamenei, que faleceu em 28 de fevereiro, em ataques atribuídos a Israel e aos Estados Unidos, conforme anunciado neste domingo (8) por membros do órgão clerical. O nome do novo líder ainda não foi divulgado.

Ahmad Alamolhoda, integrante da Assembleia de Especialistas, afirmou à agência de notícias Mehr que “a votação para escolher o líder ocorreu e a eleição foi concluída”. A identidade do escolhido será comunicada posteriormente.

Mohsen Heydari, representante da província de Khuzistão na mesma assembleia, afirmou que “o candidato mais adequado, aprovado pela maioria dos membros, foi selecionado”, segundo a agência Isna.

Mohamad Mehdi Mirbagheri, outro membro da assembleia, confirmou em vídeo divulgado pela agência Fars que houve uma “decisão firme, refletindo a opinião da maioria”.

Há especulações de que o filho do falecido Ali Khamenei possa ser o novo líder. O nome de Mojtaba Khamenei tem sido considerado entre os possíveis sucessores de seu pai, que havia ocupado o posto de líder supremo desde 1989.

Este posto representa a maior autoridade política e religiosa no Irã, possuindo a palavra final sobre todos os assuntos governamentais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados