Conecte Conosco

Mundo

Irã planeja restaurar internet gradualmente

Publicado

em

As autoridades do Irã estão considerando retomar o acesso à internet de maneira gradual, após terem desligado completamente as comunicações em 8 de janeiro, informou a agência de notícias Tasnim.

Jornalistas da AFP em Teerã conseguiram se conectar à rede neste domingo (18), embora grande parte dos provedores de internet continue bloqueada.

Segundo a Tasnim, que referenciou fontes confiáveis, os serviços locais de mensagens também poderão ser liberados em breve.

O corte total das comunicações foi implementado sem aviso prévio, em meio a manifestações contra o governo, iniciadas como protestos devido à crise econômica.

Os protestos começaram em 28 de dezembro por causa do aumento do custo de vida e da desvalorização da moeda local, configurando o maior desafio ao governo do Irã desde os protestos de 2022-2023, motivados pela morte, sob custódia, da jovem Mahsa Amini.

De acordo com o relatório mais recente da Iran Human Rights (IHR), pelo menos 3.428 manifestantes perderam a vida. Outras fontes relatam números que chegam a mais de 5.000 e até 20.000 mortes, conforme dados desta ONG sedeada na Noruega.

As chamadas telefônicas internacionais foram restabelecidas na terça-feira e as mensagens de texto, no sábado, depois de vários dias de interrupção.

No entanto, os iranianos têm conseguido usar a internet nacional, que suporta serviços como aplicativos de táxi, entregas e bancos.

Normalmente, os aplicativos estrangeiros mais populares no Irã são Instagram, WhatsApp e Telegram, apesar das restrições que exigem o uso de uma rede privada virtual (VPN).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados