O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou nesta sexta-feira que o país reforçará seu poder armamentista. A declaração foi dada durante um desfile militar no qual foi apresentado um novo míssil com alcance de 2 mil quilômetros e capaz de carregar várias ogivas nucleares.
“Vamos desenvolver nossas capacidades militar e de defesa o tanto quanto consideramos necessários”, disse Rouhani no evento em Teerã que celebrava o início da guerra entre o Irã e Iraque, em 1980. “Não precisamos da permissão de ninguém para defender a nossa pátria”.
A nova arma, chamada de Khorramshahr, tem capacidade para percorrer distâncias até regimes inimigos do Irã, como Israel e Arábia Saudita. Rohani disse que “gostem ou não, iremos ajudar a Síria, o Iêmen e a Palestina, e iremos fortalecer nossa capacidade balística”.
Teerã reforçou que seu programa balístico é unicamente defensivo. “Nossa potência militar não é concebida para agredir outros países”, reiterou o presidente iraniano.
Rouhani esteve em Nova York nesta semana, onde discursou na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, ele respondeu às críticasde Donald Trump, a quem deu a entender ser um dos “desonestos novatos no mundo da política”. O presidente americano criticou o grande acordo nuclear assinado com o Irã em 2015 por seu antecessor, Barack Obama, e outras cinco potências, considerado por ele “uma vergonha para os Estados Unidos”.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login