Mundo
Irã une forças com Rússia e China para evitar sanções da Europa

O Irã está colaborando com a China e a Rússia para impedir a imposição de possíveis sanções pela União Europeia devido ao seu programa nuclear, anunciou nesta quinta-feira (14) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.
Em uma correspondência enviada na terça-feira ao secretário-geral da ONU, António Guterres, Alemanha, Reino Unido e França manifestaram a intenção de reativar as sanções contra o Irã caso não seja alcançado um acordo sobre o programa nuclear até o final de agosto.
“Se isso ocorrer, será prejudicial (…) Estamos tentando impedir essa ação (…) Estamos cooperando com a China e a Rússia para evitar essa situação”, afirmou Araghchi durante entrevista à televisão estatal.
Em junho, confrontos entre Israel e Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas interromperam as negociações iniciais entre Teerã e nações ocidentais.
Após o conflito de 12 dias, o Irã cessou a colaboração limitada que mantinha com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Israel e países ocidentais acusam o Irã de buscar armamento nuclear, o que é negado por Teerã, que defende seu direito ao desenvolvimento de um programa nuclear pacífico.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login