Conecte Conosco

Mundo

Irã une forças com Rússia e China para evitar sanções da Europa

Publicado

em

O Irã está colaborando com a China e a Rússia para impedir a imposição de possíveis sanções pela União Europeia devido ao seu programa nuclear, anunciou nesta quinta-feira (14) o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.

Em uma correspondência enviada na terça-feira ao secretário-geral da ONU, António Guterres, Alemanha, Reino Unido e França manifestaram a intenção de reativar as sanções contra o Irã caso não seja alcançado um acordo sobre o programa nuclear até o final de agosto.

“Se isso ocorrer, será prejudicial (…) Estamos tentando impedir essa ação (…) Estamos cooperando com a China e a Rússia para evitar essa situação”, afirmou Araghchi durante entrevista à televisão estatal.

Em junho, confrontos entre Israel e Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas interromperam as negociações iniciais entre Teerã e nações ocidentais.

Após o conflito de 12 dias, o Irã cessou a colaboração limitada que mantinha com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Israel e países ocidentais acusam o Irã de buscar armamento nuclear, o que é negado por Teerã, que defende seu direito ao desenvolvimento de um programa nuclear pacífico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados