Conecte Conosco

Mundo

Irlanda rejeita acordo comercial entre UE e Mercosul

Publicado

em

A Irlanda anunciou que votará contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, conforme comunicado feito pelo vice-primeiro-ministro Simon Harris nesta quinta-feira (8). Este posicionamento coloca a Irlanda ao lado de países como França, Hungria e Polônia, que também são contrários ao acordo.

O governo irlandês deixou claro que não apoia o tratado na forma atual, com Harris afirmando: “Votaremos contra o acordo”. O acordo, negociado desde 1999, envolve países do Mercosul como Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, e está previsto para ser assinado na segunda-feira.

Apesar da oposição de alguns Estados-membros da União Europeia, incluindo Irlanda, França, Polônia e Hungria, o Conselho da UE pode aprovar o tratado na votação prevista para sexta-feira em Bruxelas. Caso seja aprovado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá assinar o acordo na segunda-feira.

Este acordo comercial visa criar a maior zona de livre comércio mundial, porém gera preocupações significativas no setor agrícola europeu que teme a entrada massiva de produtos como carne, arroz, mel e soja da América do Sul, enquanto a Europa exportaria veículos e máquinas para o Mercosul.

O vice-primeiro-ministro irlandês expressou insatisfação com as concessões da Comissão Europeia, dizendo que, mesmo com medidas adicionais acordadas, elas não são suficientes para atender às demandas da população irlandesa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados