Conecte Conosco

Brasil

Irmã de prefeito de SP é liberada com restrições

Publicado

em

Janaina Reis Miron, de 49 anos e irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi liberada nesta sexta-feira, 16, após audiência no Fórum da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.

Ela respondia a mandados por desacato, lesão corporal e dirigir embriagada. A justiça paulista impôs medidas restritivas: sair para trabalhar a partir das 6h e voltar até às 22h, não se ausentar da cidade por mais de 10 dias sem autorização judicial, comparecimento trimestral ao juízo para informar sobre suas atividades, não mudar de endereço sem avisar o juízo, evitar bares, boates e locais duvidosos, não portar armas e comprovar em até 90 dias atividade lícita.

O Tribunal de Justiça de São Paulo explicou que Janaina foi presa por não cumprir penas em processos judiciais. Ela foi advertida sobre as regras para cumprir pena de 1 ano e 3 meses em regime aberto e prometeu respeitar as determinações.

A prefeitura de São Paulo ressaltou que a prisão seguiu estritamente mandados judiciais e critérios do sistema Smart Sampa, que usa reconhecimento facial para identificar suspeitos e foragidos.

O advogado Alexandre Fanti, da OAB, informou que Janaina retirava medicação psiquiátrica na UBS quando foi identificada pelo sistema. Ela passa por tratamento para dependência química ou alcoólica.

Conforme a Polícia Militar, a detenção ocorreu por volta das 15h22 na Avenida Clara Mantelli, bairro Socorro, zona sul.

Antecedentes criminais

Em outubro de 2022, Janaina foi presa por dirigir alcoolizada em Botucatu, apresentando comportamento perigoso no trânsito e desacatando policiais, que precisaram usar algemas. Na ocasião, ela transportava dois cães da raça pitbull e já possuía antecedentes por furto, maus-tratos, lesão corporal dolosa e embriaguez ao volante.

Apesar da condenação a serviços comunitários, multa e suspensão da CNH, não cumpriu a intimação, o que levou à conversão da pena em prisão, cumprida em regime aberto.

Sistema Smart Sampa

Uma política defendida pelo prefeito, o Smart Sampa conta com cerca de 31 mil câmeras com reconhecimento facial em toda São Paulo. Ele já contribuiu para prender mais de 1,6 mil foragidos até o final do ano passado, atuando como uma ferramenta eficaz de combate ao crime.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados