Mundo
Irmão de ex-presidente Uribe condenado por homicídio na Colômbia
A Justiça da Colômbia aplicou nesta terça-feira uma sentença superior a 28 anos de prisão ao irmão do ex-presidente Álvaro Uribe por homicídio, crimes contra a humanidade e pela criação de grupos paramilitares violentos durante o período mais grave do conflito armado.
O irmão mais jovem do ex-presidente (2002-2010) estava sob investigação desde 2013 por ter estabelecido em sua propriedade rural uma facção dos chamados “Doze Apóstolos”, um grupo de extrema-direita responsável por massacres e outras atrocidades no conflito contra organizações insurgentes de esquerda.
Em uma decisão de segunda instância, os juízes revogaram um veredito anterior de novembro de 2024 que absolvia o réu, declarando-o culpado de “crimes contra a humanidade, homicídio qualificado e associação criminosa agravada”.
O Tribunal Superior de Antioquia informou que, assim que a decisão se tornar definitiva, será emitida uma ordem de prisão para o cumprimento da pena.
Álvaro Uribe, de 73 anos, expressou sua tristeza com a condenação do irmão, dizendo em sua rede social X: “Sinto profunda dor pela condenação do meu irmão. Que Deus nos ajude”.
Tanto Santiago quanto Álvaro Uribe foram investigados por ligações com grupos paramilitares, porém os processos tiveram desfechos distintos. O ex-presidente foi condenado em primeira instância a 12 anos de prisão, mas um tribunal de segunda instância o absolveu por insuficiência de provas.
Os responsáveis pelo processo contra o ex-presidente anunciaram que irão apresentar um recurso final à Suprema Corte e, se preciso, recorrerão a tribunais internacionais.
O senador e candidato presidencial da esquerda, Iván Cepeda, que denunciou as ligações dos Uribe com grupos paramilitares, comemorou a decisão na rede social X, afirmando ser uma notícia excelente para as vítimas, para a verdade e a justiça na Colômbia.
Ícone da direita colombiana, Álvaro Uribe está atualmente em campanha para as eleições presidenciais de 2026, na qual seu partido pretende retirar a esquerda do poder.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login