Conecte Conosco

Mundo

Irmãos escoceses completam travessia do Pacífico a remo sem ajuda

Publicado

em

Três irmãos escoceses alcançaram a Austrália neste sábado (30), após uma jornada incrível de 139 dias remando pelo Oceano Pacífico, sem paradas ou assistência, em um barco feito de fibra de carbono.

“Depois de 139 dias no mar, estamos muito felizes por estar de volta à terra firme com nossos amigos e familiares”, disseram em suas redes sociais os irmãos Ewan, Jamie e Lachlan MacLean, que completaram essa travessia em um tempo recorde.

Esses jovens de Edimburgo completaram a travessia mais rápida do Oceano Pacífico sem paradas, assistências, utilizando apenas sua força humana, sendo recebidos ao som de uma gaita de foles em Cairns, no estado de Queensland, Austrália.

Ewan, Jamie e Lachlan MacLean partiram de Lima em abril para uma viagem de 14.484 quilômetros, enfrentando tempestades severas e momentos de fome.

Ewan chegou a cair no mar e foi resgatado. “As coisas ficaram difíceis no final e pensamos seriamente que poderíamos faltar comida”, afirmou Jamie, o irmão do meio.

“Mesmo exaustos, tivemos que acelerar para chegar antes que nossos mantimentos acabassem, mas agora finalmente podemos comer comida de verdade”, explicou.

A rota central do Pacífico – entre a Califórnia e o Havaí – é bastante movimentada, porém poucas pessoas tentaram atravessar o oceano inteiro, da América do Sul até Austrália.

“Esta foi a tarefa mais difícil que já realizamos e eu nem teria cogitado isso sem meus irmãos”, disse Ewan. “Enfrentamos vários obstáculos que nos deixaram desorientados, mas sempre nos apoiamos mutuamente”, acrescentou.

“Houve momentos em que choramos por tristeza e medo, mas o apoio de tantas pessoas nos levantou o ânimo várias vezes”, contaram.

Os irmãos também relataram que enfrentaram correntes marítimas desafiadoras poucos dias antes de chegar a Cairns.

“Nenhuma parte dessa viagem foi simples, então este final é exatamente como deveria ser”, publicaram nas redes sociais.

A expedição teve o objetivo de arrecadar fundos para projetos que promovem o acesso à água potável em Madagascar, por meio da Fundação MacLean, organização dos irmãos.

Em 2020, os irmãos bateram três recordes mundiais ao atravessar o Oceano Atlântico sem terem experiência profissional em remo. Eles completaram a jornada de La Gomera, nas Ilhas Canárias, até a Ilha de Antigua em 35 dias.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados