Mundo
Ismael Zambada, líder do cartel de Sinaloa, vai admitir culpa em Nova York
Ismael “Mayo” Zambada, cofundador do cartel de Sinaloa, está previsto para admitir culpa em várias acusações em uma audiência marcada para segunda-feira, 25 de agosto, em Nova York. Com essa decisão, ele evita ir a julgamento, conforme documentos judiciais indicam.
O juiz Brian Cogan declarou que a audiência preliminar será uma sessão para mudança de declaração, no processo contra um dos maiores traficantes do México. A Promotoria dos EUA, ao optar por não pedir a pena de morte em seu caso, permitiu esse acordo.
Em setembro de 2024, Zambada, com 77 anos, havia declarado inocência em 17 acusações que incluíam assassinato e tráfico de armas e drogas, especialmente o fentanil, um narcótico extremamente potente, responsável por milhares de mortes por overdose nos Estados Unidos.
Ele foi capturado em 25 de julho do ano anterior em solo americano, ao chegar em um avião pequeno junto de Joaquín Guzmán López, filho de seu parceiro no cartel, Joaquín “Chapo” Guzmán.
Este acordo beneficiará Zambada ao evitar um julgamento, podendo resultar em uma pena menos severa que a de Chapo, atualmente cumprindo prisão perpétua nos EUA, e poderá cooperar com as autoridades americanas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login