Mundo
Israel acusa ONU no Líbano de derrubar drone
O Exército de Israel denunciou nesta segunda-feira (27) que forças da Força Provisória das Nações Unidas no Líbano (Finul) derrubaram um de seus drones, que eram usados para operações de vigilância no sul do Líbano.
De acordo com o porta-voz do Exército israelense, tenente-coronel Nadav Shoshani, em mensagem publicada na rede social X, uma apuração preliminar indica que a Finul atirou propositalmente no drone, derrubando-o. Ele ressaltou que o equipamento não representava ameaça.
Shoshani acrescentou que, após a queda do drone, as tropas israelenses lançaram uma granada no local onde ele caiu, esclarecendo que não houve disparos contra as tropas da ONU.
A Finul, que atua como garantidora de uma zona de segurança entre Israel e o Líbano desde 1978, afirmou em comunicado que um drone israelense teria se aproximado de forma agressiva de uma de suas patrulhas, levando os capacetes azuis a tomarem medidas para neutralizar a ameaça.
A missão relatou ainda que, próximo à localidade fronteiriça de Kfar Kila, o drone israelense lançou uma granada, e que logo depois um tanque israelense atirou contra os militares da ONU, sem reportar vítimas.
A Organização das Nações Unidas também demonstrou apreensão com esse episódio. Stephane Dujarric, porta-voz da ONU, destacou que os membros da Finul estão em contato com as Forças de Defesa de Israel para expressar forte protesto contra o ocorrido.
Dujarric comentou que essa não é a primeira vez que a Finul sofre diferentes formas de ataque, incluindo a utilização de lasers e disparos de advertência, situação que considera muito perigosa.
Um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos encerrou, em 27 de novembro de 2024, mais de um ano de conflitos entre o grupo libanês Hezbollah e Israel, que incluiu um período de guerra aberta de dois meses.
Os termos do acordo estipulam que apenas o Exército do Líbano e a Finul podem atuar no sul do país. No entanto, forças israelenses mantêm ocupação em cinco pontos da região e continuam realizando ataques regulares em solo libanês, justificando as ações como visando o Hezbollah.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login