Mundo
Israel alerta que bloqueará flotilha para Gaza que tente romper cerco

Israel anunciou nesta segunda-feira (22) que impedirá uma flotilha no Mediterrâneo, destinada a levar ajuda humanitária a Gaza, de violar o bloqueio imposto ao território palestino.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou em comunicado que não permitirá que as embarcações entrem em área de conflito ativo ou quebrem um bloqueio naval considerado legítimo. O governo israelense acusa o grupo islamista palestino Hamas de organizar essa flotilha para beneficiar suas próprias causas.
Foi informado também que a permissão será dada para que os navios atracem em Ascalão, local de onde as doações serão enviadas para Gaza.
O ministério destacou que caso os participantes da flotilha realmente desejem enviar ajuda humanitária, eles são instruídos a atracar no porto esportivo de Ascalão para que os suprimentos possam ser rapidamente e de forma organizada transportados até a Faixa de Gaza.
A flotilha Global Sumud, cujo nome significa “resiliência” em árabe, conta com a presença de defensores notórios da causa palestina, como a ativista climática Greta Thunberg. Ela partiu da Tunísia este mês após vários adiamentos.
Essa missão tem como objetivo principal quebrar o bloqueio imposto por Israel a Gaza e fornecer ajuda humanitária ao local.
Antes da viagem, foi relatado que duas embarcações da flotilha foram atacadas por drones.
Em junho e julho, Israel já havia barrado duas tentativas anteriores dos ativistas de alcançarem Gaza por via marítima.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login