Mundo
Israel bombardeia novamente sul do Líbano
O exército de Israel realizou novos ataques aéreos neste domingo (11) após emitir uma nova “ordem de evacuação” para uma vila no sul do Líbano, em resposta a ações contra a infraestrutura do Hezbollah, conforme relatado pela agência de notícias libanesa NNA.
Esses ataques aconteceram após o exército libanês anunciar na quinta-feira que desarmou o Hezbollah, grupo alinhado ao Irã, no sul de Litani, região situada a cerca de 30 km da fronteira com Israel, cumprindo o acordo de cessar-fogo firmado em novembro de 2024 entre Israel e o movimento libanês.
A NNA informou que “aviões inimigos lançaram mais de dez ataques” contra a vila de Kafr Hata, localizada ao norte do rio Litani, causando danos consideráveis a várias construções.
Anteriomente, o porta-voz do exército israelense em árabe, coronel Avichay Adraee, declarou na rede X que a “infraestrutura militar” do Hezbollah em Kafr Hata seria atacada “em breve”, como resposta às tentativas ilegais do grupo de restabelecer atividades na região.
A Agência Nacional de Informações do Líbano também reportou ataques israelenses nas localidades de Mahmudiyeh, al-Dimasqiyeh, al-Bureij e outras áreas próximas a Jezzine, sem informações sobre vítimas.
Entretanto, a maior parte das áreas atacadas neste domingo está situada ao norte do rio Litani, incluindo Kafr Hata.
Os ataques do exército israelense começaram ainda na quinta e sexta-feira, focando em depósitos de armas e instalações de produção de armamentos usados para ressuprir e fortalecer o Hezbollah no sul do Líbano.
O Líbano enfrenta intensa pressão dos Estados Unidos para desarmar o Hezbollah, que tem sua força reduzida após o conflito com Israel.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login