Mundo
Israel confirma identificação de restos mortais de três reféns
As autoridades de Israel confirmaram a identificação dos restos mortais de três reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, que foram levados para Gaza. A confirmação foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Segundo o comunicado oficial, depois da conclusão da identificação, as Forças de Defesa de Israel (FDI) notificaram as famílias dos reféns sobre a repatriação e a confirmação da identificação dos seus entes queridos falecidos.
Entre os restos mortais identificados estão o capitão americano-israelense Omer Neutra, 21 anos, que morreu durante o sequestro, o cabo Oz Daniel, 19 anos, e o coronel Asaf Hamami, 40 anos, o oficial de maior patente que foi morto pelo Hamas.
O Hamas entregou a Israel os restos mortais de 20 dos 28 reféns mortos que permaneciam em Gaza, como parte do acordo inicial da trégua em outubro.
O Exército de Israel já havia comunicado anteriormente que os corpos foram entregues à Cruz Vermelha.
Horas antes, as Brigadas Ezzedin al Qassam, braço armado do Hamas, anunciaram a entrega dos corpos de três soldados israelenses que foram encontrados próximos a um dos túneis situados no sul da Faixa de Gaza.
Na fase inicial do acordo de cessar-fogo, em 13 de outubro, o Hamas liberou os últimos 20 reféns vivos que estavam sequestrados desde o ataque de 7 de outubro, que deu início ao conflito na Faixa de Gaza.
O Hamas inicialmente deveria entregar os corpos dos 28 reféns mortos no mesmo dia, mas alegou que o processo de entrega ocorreria à medida que os restos mortais fossem descobertos sob os escombros.
As frequentes demoras na devolução dos corpos provocaram descontentamento no governo israelense.
O grupo islamista explicou que a busca pelos cadáveres tem sido uma tarefa extremamente difícil e complexa, em uma região marcada pela devastação e ruínas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login