Conecte Conosco

Mundo

Israel confirma restos mortais de dois reféns entregues pelo Hamas

Publicado

em

O Exército de Israel anunciou nesta quinta-feira (16) a confirmação da identidade dos restos mortais dos reféns Inbar Hayman e Mohamad al Atrash, que foram entregues na noite da quarta-feira pelo grupo Hamas.

Desde segunda-feira, seguindo um acordo de trégua mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Hamas liberou 20 reféns vivos em troca da soltura de quase 2.000 detentos palestinos nas prisões israelenses.

Além disso, o grupo gradualmente devolve os restos mortais dos reféns que morreram durante o cativeiro e que, segundo eles, tiveram acesso.

Após concluir o processo de identificação, representantes do Exército israelense comunicaram às famílias de Inbar Hayman e do sargento Mohamad al Atrash que seus corpos foram repatriados para os devidos sepultamentos, conforme informado pelas Forças Armadas.

Inbar Hayman, uma artista grafiteira de Haifa, conhecida pelo nome artístico Pink, tinha 27 anos quando foi morta no festival de música eletrônica Nova, durante o ataque do Hamas em solo israelense em 7 de outubro de 2023, evento que deu início à guerra em Gaza.

Seus restos foram levados a Gaza, assim como os do sargento Mohamad al Atrash, um beduíno de 39 anos que faleceu em combate na mesma data. Pai de 13 filhos, ele residia na vila de Moulada, no deserto do Neguev.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, expressou condolências às famílias em rede social, dizendo que “Inbar foi sequestrada no festival Nova e assassinada pelos mercenários do Hamas em 7 de outubro, e Mohamad morreu lutando heroicamente para proteger os soldados da sua divisão”.

O governo israelense manifestou solidariedade às famílias de Hayman e Al Atrash, bem como a todas aquelas que perderam entes queridos reféns, através do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Na quarta-feira, o ministro Katz advertiu que Israel retomaria as operações militares em Gaza caso o Hamas não cumprisse a trégua, apontando que o grupo ainda não havia devolvido todos os restos mortais dos reféns falecidos durante o cativeiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados