Conecte Conosco

Mundo

Israel critica decisão do Brasil sobre acusação de genocídio em Gaza

Publicado

em

O Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou a decisão do governo brasileiro de apoiar uma ação que acusa Israel de genocídio na Faixa de Gaza, chamando a posição do Brasil de uma “falha moral profunda”.

A pasta afirmou no X nesta quinta-feira, 25, que a escolha do Brasil de integrar a ofensiva legal contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), enquanto deixa a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), representa uma demonstração clara dessa falha.

Segundo o comunicado, Israel vive um momento de luta pela sua existência, e que o Brasil, ao se voltar contra o Estado judeu e abandonar o consenso mundial contra o antissemitismo, age de forma imprudente e lamentável.

Na quarta-feira, 23, o governo brasileiro anunciou estar próximo de formalizar sua intervenção no processo na CIJ, iniciado pela África do Sul com base na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

O Ministério das Relações Exteriores reforçou que essa decisão baseia-se na obrigação dos países de respeitar o Direito Internacional e o Direito Humanitário.

O Brasil entende não haver mais espaço para dúvidas morais ou omissões políticas. A impunidade ameaça o respeito às leis internacionais e enfraquece a confiança no sistema multilateral, destacou ainda o ministério, mencionando os frequentes episódios de violência contra civis palestinos, que se manifestam não apenas na Faixa de Gaza, mas também na Cisjordânia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados