Mundo
Israel discute Gaza em reunião do gabinete de segurança

O gabinete de segurança de Israel se reunirá na noite de terça-feira em Jerusalém, de acordo com anúncio feito por um porta-voz do primeiro-ministro nesta segunda-feira (25). O encontro terá como pauta uma possível retomada das negociações para estabelecer uma trégua na Faixa de Gaza.
O porta-voz de Benjamin Netanyahu, Omer Mantzour, não detalhou os pontos específicos que serão discutidos na reunião.
Sob a liderança de Netanyahu, o gabinete de segurança aprovou, no começo de agosto, um plano para tomar o controle da Cidade de Gaza e garantir a segurança de todo o território palestino, com o objetivo de derrotar o Hamas e liberar os reféns.
Enquanto isso, o Exército israelense está se preparando para uma ofensiva já anunciada na Cidade de Gaza. Contudo, na quinta-feira passada, Netanyahu autorizou negociações para libertar todos os reféns em resposta a uma nova proposta de cessar-fogo feita pelos mediadores e aceita pelo grupo islâmico palestino.
O Fórum das Famílias dos Reféns, principal organização em Israel que representa os parentes dos cativos em Gaza, pediu uma mobilização nacional para terça-feira, coincidente com a reunião do gabinete de segurança.
“A maioria expressiva do povo israelense quer o retorno de seus familiares para casa. Adiar a assinatura de um acordo para libertá-los contraria a vontade do povo e nossos valores essenciais de responsabilidade e solidariedade”, declarou o Fórum em comunicado.
O ataque contra Israel que deu início à guerra na Faixa de Gaza resultou na morte de 1.219 pessoas, em sua maioria civis, conforme dados oficiais.
A ofensiva israelense na região causou a morte de pelo menos 62.744 palestinos, principalmente civis, segundo informações do Ministério da Saúde de Gaza, números aceitos como confiáveis pela ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login