Mundo
Israel diz que restos mortais entregues pelo Hamas são de refém já recuperado
O escritório do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou nesta terça-feira (28) que os restos mortais recebidos no dia anterior pelo Hamas em Gaza pertencem a um refém cujo corpo já havia sido resgatado pelo Exército.
“Os restos encontrados na noite de segunda-feira (27) correspondem ao refém Ofir Tzarfati“, sequestrado no dia 7 de outubro de 2023 durante um festival de música Nova, quando o grupo islamista palestino lançou seu ataque, de acordo com o comunicado oficial.
Parte de seu corpo foi localizada na Faixa de Gaza “em uma ação militar realizada há cerca de dois anos”, explicou o gabinete de Netanyahu.
O Fórum dos Familiares dos Reféns e Desaparecidos, entidade que representa as famílias dos sequestrados israelenses em Gaza, acusou o Hamas de violar a trégua vigente desde 10 de outubro.
“Diante da séria infração do acordo feita pelo Hamas na noite passada (…) o governo de Israel não pode nem deve ignorar, devendo agir com determinação contra essas infrações”, declarou o fórum em nota.
Desde meados de outubro, um cessar-fogo está valendo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Essa trégua foi negociada com apoio dos Estados Unidos, buscando o encerramento dos dois anos de conflito.
No contexto do pacto, o grupo islamita liberou no dia 13 de outubro os últimos 20 reféns que ainda estavam vivos em Gaza.
No entanto, até agora, o Hamas devolveu apenas os corpos de 16 dos 28 sequestrados mortos, alegando dificuldades para localizar e retirar os restos mortais das ruínas no território palestino, que sofreu grande devastação devido à guerra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login