Conecte Conosco

Economia

Itaipu inicia construção de usina solar flutuante de 1 MWp

Publicado

em

O primeiro grupo de 132 painéis solares começou a ser instalado no reservatório da Itaipu Binacional nesta semana, conforme previsto pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Espera-se que a geração de energia comece ainda este ano, a partir desta usina solar flutuante experimental, com capacidade de 1 megawatt-pico (MWp).

Está previsto que a montagem dos dez conjuntos de placas solares, somando 1.584 módulos, seja concluída até o final do mês. A usina planeja operar em capacidade total ainda neste ano. Toda a energia gerada será usada internamente pela própria Itaipu, suficiente para abastecer cerca de 650 residências.

Esta usina está sendo desenvolvida por um consórcio binacional formado pelas empresas Sunlution (Brasil) e Luxacril (Paraguai), que venceram o edital promovido pela Itaipu, com uma proposta de US$ 854,5 mil.

O sistema será conectado à subestação da margem paraguaia, próxima ao local da instalação da usina flutuante.

“Os equipamentos possuem certificações internacionais de qualidade, vida útil estimada em 30 anos e resistência a condições climáticas adversas”, destaca a binacional.

Rogério Meneghetti, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, comenta que se o projeto experimental for bem-sucedido, a Itaipu terá potencial para gerar até 14 mil megawatts ocupando apenas 10% da superfície do reservatório com painéis fotovoltaicos — volume equivalente à capacidade atual da própria Itaipu.

“Esta iniciativa reforça o papel de Itaipu como líder em inovação no setor elétrico e na transição para fontes de energia renováveis”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados