Mundo
Itália espera que UE retome diálogo com Rússia
Giorgia Meloni, líder do governo italiano, declarou nesta sexta-feira (9) que a União Europeia precisa reiniciar o diálogo com a Rússia para buscar o fim da guerra na Ucrânia, que está perto de completar quatro anos.
“Acredito que é hora da Europa conversar com a Rússia”, afirmou a líder de direita durante uma entrevista coletiva.
Ela acrescentou que, se a Europa participar das negociações falando apenas com uma das partes, sua capacidade de influenciar positivamente será limitada.
Meloni expressou que compartilha a opinião do presidente francês, Emmanuel Macron, que em dezembro disse ser “útil” retomar o contato com o presidente russo, Vladimir Putin.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, os contatos entre União Europeia e Rússia estão quase inexistentes.
Os Estados Unidos mantêm diálogos com Putin e lideram as negociações de paz.
Meloni ressaltou que é importante determinar quem deve conduzir essas conversas. Ela alertou que restabelecer a comunicação de maneira descoordenada beneficiaria Putin, algo que ela não deseja.
A primeira-ministra sugeriu a importância de nomear um enviado especial europeu para unificar a posição do bloco.
“Sempre apoiei a ideia de ter um representante especial europeu para a crise na Ucrânia, alguém que possa consolidar as diferentes opiniões e permitir que a Europa fale com uma única voz”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login