Notícias Recentes
Itália inicia julgamento sobre pedido de extradição de Zambelli; audiência interrompida
A Corte de Apelação em Roma começou nesta quarta-feira (11) a analisar o processo de extradição da ex-deputada Carla Zambelli, mas a sessão foi interrompida após manifestações do Ministério Público italiano e de um de seus advogados, com previsão de retorno para quinta-feira (12).
Zambelli está presa na Itália desde 29 de julho, para onde fugiu após ser condenada à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. Na continuação do julgamento, devem apresentar suas alegações um representante do governo brasileiro e outro defensor da ex-deputada.
A ex-deputada, que possui passaporte italiano, deixou o Brasil pouco antes de esgotar os recursos contra sua condenação de 10 anos de prisão pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O crime ocorreu em 2023 e, segundo as investigações, teria sido cometido sob a orientação de Zambelli.
O processo de extradição, solicitado pelo Brasil sob determinação do Supremo, já teve adiamentos em dezembro e janeiro para que o tribunal italiano pudesse analisar melhor a documentação.
Na terça-feira (10), a Justiça italiana rejeitou um pedido da defesa para substituir os juízes do caso, que alegavam parcialidade.
Desde sua saída do Brasil, Zambelli foi novamente condenada pelo Supremo por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, relacionados a um episódio de perseguição armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022.
Ao solicitar a extradição, o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações, assegurou que o presídio brasileiro onde as penas serão cumpridas oferece condições adequadas de higiene, segurança e assistência às detentas, além de atendimento médico e cursos técnicos. Ele também destacou que não houve registros de rebeliões na penitenciária.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login