Conecte Conosco

Centro-Oeste

Jacutingas nascidas no Zoo de Brasília: aves em risco de extinção

Publicado

em

Em outubro passado, o Zoológico de Brasília comemorou o nascimento de dois filhotes de jacutinga, pássaros originários da Mata Atlântica que estão em risco de desaparecer.

Os filhotes, chamados Romeu e Violeta, nasceram no dia 7 de outubro, embora a notícia tenha sido anunciada apenas recentemente, para assegurar que os animais estejam saudáveis, fortes e em desenvolvimento, conforme a equipe do zoo.

O nascimento desses filhotes marca um importante progresso para a preservação da espécie, que possui um histórico preocupante de desaparecimento: a jacutinga (Aburria jacutinga) sofre com a caça ilegal e a destruição de seu habitat natural, sendo atualmente classificada como uma espécie ameaçada.

O Zoológico de Brasília tem alcançado bons resultados na reprodução dessas aves. O diretor-presidente do zoo, Wallison Couto, ressalta que esse sucesso é fruto do trabalho conjunto entre cuidados veterinários especializados e ambientes projetados para promover o bem-estar dos animais.

Características dos animais

As jacutingas se alimentam de frutos de palmeiras, flores e insetos. Elas podem atingir até 74 centímetros de altura e pesar cerca de 1,4 kg. Apresentam olhos grandes e escuros, com manchas brancas ao redor, e na idade adulta exibem rosto negro, penas brancas na cabeça e bico azul-claro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados