Conecte Conosco

Economia

Janela de oportunidade para revisão de gastos públicos em 2027

Publicado

em

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, afirmou nesta sexta-feira, 30, que no início do próximo mandato presidencial, seja de reeleição ou de um novo governante, haverá uma oportunidade para revisar os gastos públicos.

“O ano de 2027 será crucial. É positivo que haja eleição, pois isso cria um momento ideal no final do ano para essa revisão, algo que normalmente não é possível durante o segundo, terceiro ou quarto ano de mandato, pois o Congresso evita aprovações que possam impactar as eleições. Com reeleitos ou novos representantes, teremos essa chance”, explicou ela após um evento no Insper, em São Paulo.

Em 2023, essa oportunidade foi usada para aumentar os gastos públicos visando recompor políticas sociais que estavam enfraquecidas ou foram cortadas. No entanto, no próximo ciclo, o cenário será favorável devido a bons indicadores econômicos.

“No ano de 2023, foi necessário expandir os gastos públicos para enfrentar o agravamento das condições sociais. Agora, a situação exige o contrário: é o momento de aproveitar essa janela que surgirá para ajustar e revisar os gastos essenciais para o país”, destacou Tebet.

Ela também ressaltou que, mesmo com as soluções encontradas para os precatórios, o desafio orçamentário do Brasil permanece grave para os próximos anos.

“Essa questão continuará e será um grande desafio para o próximo presidente da República — um desafio para quem entende o orçamento brasileiro. É fundamental enfrentar o problema do crescimento descontrolado das despesas obrigatórias, que atualmente ultrapassam a inflação”, complementou Tebet.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados