Mundo
Japão antecipa eleições para 8 de fevereiro
Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão, anunciou nesta segunda-feira (19) que irá dissolver a Câmara Baixa do Parlamento na próxima sexta-feira, antecipando as eleições para o dia 8 de fevereiro. Esta decisão visa fortalecer seu governo e impulsionar seus planos ambiciosos de investimentos públicos.
A líder conservadora e primeira mulher a comandar o país conta com apoio nas pesquisas para ampliar as cadeiras de seu partido, o Partido Liberal Democrata (PLD), uma legenda nacionalista de direita que governa em coalizão com maioria apertada.
As eleições acontecerão em 8 de fevereiro, conforme confirmado pela primeira-ministra.
O PLD tem sido dominante no Japão por quase todo o tempo nas últimas décadas, porém perdeu popularidade recentemente devido a escândalos envolvendo financiamento de campanha e dificuldades em controlar a inflação, que atualmente está em torno de 3%.
Sanae Takaichi assumiu o governo em outubro, após ganhar a liderança do PLD, sucedendo Shigeru Ishiba, sob cuja gestão o partido perdeu a maioria na Câmara Baixa e no Senado.
Apesar do desgaste enfrentado pelo partido, o governo de Takaichi mantém um índice de aprovação entre 60% e 70% da população, segundo pesquisas recentes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login