Conecte Conosco

Mundo

Japão apreende barco pesqueiro chinês e detém seu capitão

Publicado

em

Autoridades do Japão interceptaram um barco pesqueiro da China e prenderam seu capitão, de acordo com informações divulgadas na sexta-feira, dia 13 localmente, pela agência de pesca de Tóquio. Essa ação pode causar um aumento nas tensões entre Japão e China.

Em novembro, a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, causou descontentamento na China ao sugerir que o Japão poderia tomar ações militares se a China usasse força para anexar Taiwan, uma ilha com governo democrático que é reivindicada pela China.

Apesar dos fortes laços econômicos entre os dois países, os comentários de Takaichi agravaram as relações, desencadeando respostas de ambos os lados.

Segundo a agência japonesa, o capitão do barco recebeu uma ordem para parar para inspeção dada por um fiscal de pesca, mas não acatou e tentou fugir. Em consequência, ele foi detido no mesmo dia.

O episódio ocorreu na quinta-feira, dentro da zona econômica exclusiva do Japão, na costa da prefeitura de Nagasaki.

Esta é a primeira vez desde 2022 que as autoridades japonesas apreendem um barco pesqueiro chinês.

O capitão detido é um homem chinês de 47 anos, e a embarcação tinha 11 pessoas a bordo, incluindo ele.

China e Japão têm várias disputas territoriais, especialmente em torno das ilhas Senkaku, chamadas de Diaoyu na China, onde diversos incidentes já ocorreram.

Anteriormente, em 2010, a prisão de outro capitão chinês em águas próximas a essas ilhas causou um sério atrito diplomático entre os dois países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados