Mundo
Japão e EUA vão ampliar parceria em defesa e exercícios militares
O Japão e os Estados Unidos fecharam um acordo nesta sexta-feira (16) para aumentar a produção conjunta de equipamentos bélicos, incluindo mísseis, além de fortalecer sua atuação militar nas águas do sudoeste do Japão, frente ao crescimento das tensões com a China.
O acordo foi firmado após encontro entre o ministro da Defesa japonês, Shinjiro Koizumi, e o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, em Washington. Além disso, ambos reafirmaram o compromisso de continuar colaborando nas cadeias de suprimentos, sobretudo no que diz respeito a minerais estratégicos.
O Japão está envolvido em um intenso conflito diplomático com a China, que se intensificou após a primeira-ministra Sanae Takaichi sugerir, em novembro, que o país poderia agir militarmente se a China atacasse Taiwan.
A China, que considera Taiwan parte do seu território, reagiu com forte desaprovação, restringindo a exportação de produtos de uso dual para o Japão, usados tanto para fins civis quanto militares.
Essa restrição gerou preocupação em Tóquio quanto à possibilidade de cortes no fornecimento de terras raras, essenciais para setores como defesa e tecnologia.
Reconhecendo que o cenário de segurança na Ásia se torna cada vez mais desafiador, os dois ministros afirmaram que a aliança entre Japão e Estados Unidos se mantém sólida, conforme comunicado do Ministério da Defesa japonês.
Os países concordaram em avançar na produção conjunta de mísseis ar-ar e sistemas interceptadores terra-ar.
Além disso, manifestaram intenção de ampliar exercícios militares conjuntos mais complexos em diversos locais, incluindo a região sudoeste do Japão.
O reforço das defesas na região sudoeste, que engloba áreas como a ilha subtropical de Okinawa, é prioridade para o Japão, que vem aumentando seu orçamento militar progressivamente.
Okinawa abriga a maioria das bases americanas no Japão e é um ponto estratégico para o monitoramento do movimento chinês, do Estreito de Taiwan e da Península Coreana.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login