Mundo
Japão escolherá novo líder e futuro primeiro-ministro em 4 de outubro

O Partido Liberal Democrata (PLD), atualmente no comando do Japão, definirá no dia 4 de outubro seu novo líder, que provavelmente assumirá o cargo de primeiro-ministro, após Shigeru Ishiba anunciar sua saída no último domingo.
A legenda conservadora informou que as eleições internas ocorrerão em 22 de setembro e que a apuração dos votos será feita em 4 de outubro.
Nesse dia, o novo presidente do PLD será escolhido e deverá ocupar a posição de primeiro-ministro, já que o partido domina o Parlamento.
Dentre os principais candidatos estão a nacionalista radical Sanae Takaichi, ex-ministra da Segurança Econômica, e o ministro da Agricultura Shinjiro Koizumi, filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
O cargo será votado por 295 deputados no Parlamento e mais 295 membros do partido, que enfrenta grande insatisfação popular devido a vários escândalos recentes.
Após a escolha interna, será necessária a aprovação do novo líder pelas duas Câmaras do Parlamento para que ele se torne efetivamente o primeiro-ministro.
O atual premiê, Shigeru Ishiba, que assumiu o posto há menos de um ano, oficializou sua renúncia, gerando um possível período de instabilidade para o país em meio a uma inflação crescente e às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre as exportações japonesas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login