Conecte Conosco

Mundo

Japão irá reconhecer oficialmente Palestina, diz Primeiro-ministro

Publicado

em

Shigeru Ishiba, o primeiro-ministro do Japão, anunciou na terça-feira durante a Assembleia Geral da ONU que o país reconhecerá o Estado da Palestina em breve, afirmando que a questão é apenas uma questão de tempo. Ele expressou profunda insatisfação com as recentes declarações de autoridades israelenses que negam a existência de um Estado palestino.

Atualmente, cerca de 80% dos países membros da ONU já reconhecem a Palestina como um Estado, incluindo nações como Reino Unido, Canadá e França, que divulgaram seus reconhecimentos esta semana, após quase dois anos de conflito na Faixa de Gaza.

Ishiba disse: “Estou profundamente chocado com declarações de altas autoridades do governo de Israel que rejeitam totalmente a ideia de um Estado palestino”.

Ele enfatizou que o Japão não está discutindo se reconhecerá a Palestina, mas sim quando isso ocorrerá, e criticou as ações unilaterais do governo israelense, que não podem ser aceitas.

Esse movimento de reconhecimento internacional cresceu após a ofensiva israelense em Gaza, que foi desencadeada pelo ataque do grupo islamista Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

Israel rejeitou os reconhecimentos, alegando que eles apoiam o “terrorismo” do Hamas.

O ataque do Hamas naquele mês resultou na morte de 1.219 israelenses, a maioria civis, segundo dados oficiais. Desde então, quase dois anos de conflito deixaram mais de 65.000 palestinos mortos, a maioria civis, conforme informações do Ministério da Saúde de Gaza, um órgão governado pelo Hamas e considerado confiável pela ONU.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados