Economia
Japão vai conferir o sistema sanitário da carne bovina do Brasil em março de 2026
O governo japonês comunicou ao Ministério da Agricultura e Pecuária que realizará, em março de 2026, uma auditoria presencial para avaliar o sistema sanitário brasileiro referente à carne bovina. Essa etapa é fundamental para a abertura do mercado japonês ao produto brasileiro.
A confirmação foi dada ao Broadcast Agro pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua.
Os técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão conduzirão a auditoria, que terá como objetivo principal a análise dos riscos do sistema sanitário do Brasil, sem inspeção em unidades frigoríficas específicas.
Essa missão faz parte dos protocolos sanitários bilaterais em negociação entre os dois países, ocorrendo após o reconhecimento do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação, requisito do Japão para permitir a habilitação dos exportadores brasileiros.
O governo brasileiro espera que, com a auditoria, as fases técnicas do processo se encerrem durante 2026. O Japão é um mercado estratégico para carnes de alta qualidade e rigoroso controle sanitário.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login