Mundo
Jared Kushner encontra Netanyahu para tratar de cessar-fogo em Gaza
O representante dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Jared Kushner, teve um encontro nesta segunda-feira (10) em Jerusalém com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, buscando assegurar a manutenção do delicado cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Desde 10 de outubro, a trégua tem conseguido conter em grande parte o conflito que surgiu após o ataque do grupo islâmico palestino Hamas em Israel, ocorrido em 7 de outubro de 2023.
Informações da mídia israelense apontam que a visita de Kushner está alinhada com os esforços dos Estados Unidos para avançar com a próxima fase do acordo de cessar-fogo.
Essa etapa futura pretende tratar de temas sensíveis, como o desarmamento do Hamas, a reconstrução de Gaza e a retirada das tropas israelenses da região palestina.
Nas últimas semanas, houve troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses, o que faz parte da primeira fase do acordo.
O Hamas liberou os 20 reféns vivos que restavam em Gaza, além de entregar 24 corpos de cativos mortos, incluindo 21 israelenses. Quatro corpos de reféns mortos durante o ataque de outubro ainda estão na Faixa de Gaza.
Por sua vez, Israel soltou quase 2.000 prisioneiros e devolveu os corpos de 315 palestinos falecidos.
A segunda fase do acordo apresenta maiores desafios, pois o grupo palestino insiste em não abrir mão de suas armas.
Além disso, há planos para a implementação de uma “força de estabilização internacional”, liderada por militares americanos, com o objetivo de garantir a segurança na área.
Enquanto isso, os moradores locais manifestam medo e incerteza. “Ainda não nos sentimos seguros”, relatou à AFP Salma Abu Shawish, de 40 anos. A residente do campo de refugiados de Al Bureij, região central da Faixa, afirmou que os disparos e bombardeios continuam esporadicamente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login