Conecte Conosco

Notícias Recentes

Jovem indígena de São Paulo é escolhida pela ONU para grupo sobre clima

Publicado

em

Txai Suruú, uma jovem indígena de 27 anos, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer parte de um grupo consultivo focado na mudança do clima, representando São Paulo ao lado de outras 13 lideranças jovens ao redor do mundo. O anúncio aconteceu na última terça-feira (12/8), em Nova Iorque.

O Grupo Consultivo de Jovens sobre Mudança Climática foi criado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Os jovens desse grupo oferecem conselhos práticos, diferentes pontos de vista e recomendações para ajudar a ONU a enfrentar a crise climática global.

Txai Suruí, que nasceu no povo Paiter Suruí em Rondônia, é a única brasileira entre os integrantes do grupo, que agora conta com 14 membros, um aumento dos 7 iniciais. Segundo Guterres, isso significa mais espaço para a voz dos jovens nas decisões sobre o clima e mais oportunidade para lideranças jovens influenciarem ações climáticas pelo mundo.

Txai fundou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, que busca fortalecer os jovens indígenas do estado. Ela também coordena a Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, que trabalha há mais de 30 anos na proteção de povos dos Estados de Rondônia, sul do Amazonas e noroeste de Mato Grosso.

Atualmente, Txai Suruí vive na Terra Indígena Jaraguá, na zona norte de São Paulo, junto ao povo Guarani Mbya. Lá, ela participa de iniciativas de reflorestamento e proteção da flora e fauna, combatendo os efeitos da urbanização e o aumento das queimadas. Sua fala na Conferência do Clima da ONU em 2021 chamou muita atenção, pois foi a única indígena e única brasileira entre os oradores.

Essa nomeação ocorre em um momento importante na luta contra as mudanças climáticas. Em 2025, será comemorado o décimo aniversário do Acordo de Paris, que tem como meta reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa e limitar o aumento da temperatura média global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

O grupo conta com jovens representantes de várias partes do mundo. Txai é a única brasileira, ao lado de jovens líderes de países como Macedônia do Norte, Barbados, Suécia, Estados Unidos, Bangladesh, Quênia, Bolívia, Alemanha, Samoa, África do Sul, Indonésia e Polônia. A seleção dos membros foi feita com base em indicações de organizações juvenis e de combate às mudanças climáticas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados