Notícias Recentes
Jovem sofre intoxicação após comer bolinho de mandioca com a família

Lucas da Silva Santos, de 19 anos, jantou com seus familiares depois de consumir bolinhos de mandioca que suspeita-se estarem contaminados, na última sexta-feira (11/7), em São Bernardo do Campo. Cerca de meia hora após a refeição, ele apresentou mal-estar e desde então está internado em estado grave.
Conforme o boletim de ocorrência obtido pelo Metrópoles, todos os membros do núcleo familiar comeram os bolinhos de mandioca e, em seguida, jantaram a comida preparada pela mãe da família.
Lucas foi encaminhado à UPA Alves Dias com auxílio de um vizinho. No registro policial, consta que ele chegou com sinais de intoxicação, possivelmente provocada por um veneno conhecido como ‘chumbinho’. A mãe do jovem relatou que o filho havia consumido bolinhos enviados por uma tia.
A suspeita de envenenamento foi reforçada quando ele foi transferido para o Hospital de Urgências. A equipe médica solicitou a presença da guarda municipal, pois Lucas apresentava sintomas compatíveis com intoxicação por agentes anticolinesterase, característicos do ‘chumbinho’. Contudo, o hospital não possui estrutura para realizar exames específicos para detectar o veneno.
Bolinho contaminado
De acordo com os pais, a tia de Lucas enviou bolinhos de mandioca feitos por ela para a residência da família por volta das 20h. Todos os familiares consumiram os bolinhos e depois jantaram uma refeição caseira preparada pela mãe. Nenhum outro parente apresentou sintomas.
Após aproximadamente meia hora, Lucas começou a se sentir mal e precisou ser levado à UPA União com o auxílio de um vizinho.
Os pais afirmam que não mantêm um bom relacionamento com a tia e que foi a primeira vez que ela enviou alimentos para a casa deles.
Versão da tia
A tia de Lucas compareceu ao 3° Distrito Policial para prestar esclarecimentos. Ela admitiu ter preparado os bolinhos em casa e enviado cinco unidades para a residência do irmão, pai do jovem. Contrariando os relatos dos pais, afirmou que mantém um bom relacionamento com a família, embora tenham estado um pouco distantes recentemente.
A mulher negou a adição de qualquer substância tóxica nos bolinhos e disse que consumiu os alimentos junto com sua própria família e animais de estimação, e ninguém apresentou sintomas.
Investigações
As autoridades realizaram diligências nas residências da vítima e da tia, coletando amostras das massas, ingredientes e alimentos consumidos. Todo material passará por perícia criminal. Também foi solicitado um exame toxicológico ao Instituto Médico Legal (IML) para a vítima.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, informou que Lucas continua internado em unidade de terapia intensiva, em estado grave, porém estável, com suporte ventilatório e monitoramento neurológico. Ele passou por hemodiálise e exames para identificar a causa do mal-estar estão em andamento.
O caso está registrado como homicídio e está sob investigação do 3° Distrito Policial de São Bernardo do Campo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login