Conecte Conosco

Centro-Oeste

Jovens criam filme sobre assédio sexual no Distrito Federal

Publicado

em

Os estudantes do Projeto Erudir, que participaram de oficinas gratuitas focadas em audiovisual, terão a chance de aplicar suas novas habilidades na criação coletiva de um curta-metragem que aborda o tema do assédio sexual contra mulheres. A produção começou no dia 29 de novembro e continuará até o Natal (25/12).

O Projeto Erudir é uma iniciativa do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera do Cerrado, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF). Foram oferecidas 100 horas de aulas gratuitas com recursos acessíveis como intérprete de Libras e audiodescrição.

O curta intitulado ‘Por Todas Elas’ será um docuficção, misturando elementos reais e ficcionais, com personagens fictícios e narrativas abertas. Os alunos passaram pelas etapas de elaboração do roteiro, filmagens e edição. Os idealizadores do projeto acreditam que trabalhar coletivamente reforça a troca de experiências e a identidade cultural do Distrito Federal, além de estimular a economia criativa da região.

Com 40 minutos de duração, o filme conta a história de uma jovem chamada Camila, que ao sair com amigos em um bar de Brasília acaba passando por uma situação de assédio sexual. A produção destaca a violência contra as mulheres, assim como as leis, projetos e iniciativas voltadas para a prevenção e combate a essas situações.

De acordo com a sinopse, ‘Por Todas Elas’ mostra uma rede ativa composta por profissionais, gestores e cidadãos que reconhecem o direito das mulheres à segurança e ao lazer, transformando o medo em empatia e a indiferença em ação.

O Projeto Erudir oferece formação técnica em roteiro, storytelling, fotografia, direção, edição, manipulação, finalização de vídeo e gestão audiovisual, com aulas via Zoom. O propósito é democratizar o conhecimento sobre audiovisual, capacitar profissionais e fortalecer a representatividade de jovens e adultos da capital federal.

Além da capacitação técnica, o projeto promove a inclusão social e a diversidade, tratando de temas como a prevenção da violência e seguindo protocolos como “Por Todas Elas” e “Não é Não”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados