Centro-Oeste
Jovens entre 15 e 19 anos terão prazo maior para vacinar-se contra HPV
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi prorrogada para beneficiar jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, e permanecerá disponível até 30 de junho de 2026. No Distrito Federal, foram destinadas 10 mil doses distribuídas entre 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira os locais para receber a vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, prevê-se que ao menos 7 milhões de adolescentes dentro dessa faixa etária sejam imunizados contra o HPV. No DF, já foram aplicadas 4,5 mil doses, conforme dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A taxa de vacinação alcançou 15,6% nas meninas e 7,9% nos meninos até o momento. Ainda é necessário aplicar aproximadamente 40 mil doses para atingir a cobertura ideal de 90% dos adolescentes dessa faixa.
Originalmente prevista para terminar em dezembro, a campanha foi estendida para assegurar que o público-alvo seja completamente atingido e para aumentar a imunização.
A vacinação é fundamental para prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de pênis, colo do útero, vulva, além de cânceres na boca, garganta e pescoço.
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra HPV é recomendada para meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos. No entanto, a SES-DF ampliou a oferta para jovens de 15 a 19 anos a partir de março de 2025. Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central, explicou: “Começamos a aplicar a vacina contra HPV no Distrito Federal em 2013 e agora estamos garantindo acesso para quem ainda precisava ser imunizado.”
De acordo com o Ministério da Saúde, até o último mês, 208,7 mil doses foram distribuídas no DF, com 91 mil destinadas a meninas e 117,7 mil a meninos. A imunização é feita com uma dose única e, conforme informado por Tereza Luiza Pereira, a vacina é segura e possui eficácia de 100%.
É importante lembrar que a vacina é contraindicada para gestantes e para pessoas que tenham reações alérgicas graves ou hipersensibilidade à levedura. Quem estiver com doenças que provoquem febre alta deve aguardar a recuperação antes de se vacinar.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login