Economia
Jovens veem saber sobre IA como vantagem no emprego
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) revela que 80% dos jovens consideram que o domínio da Inteligência Artificial (IA) é um diferencial importante para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O estudo, realizado pelas organizações Nexus e Demà, ouviu 2.016 participantes entre 14 e 29 anos, distribuídos pelas 27 unidades da federação, no período entre 14 e 20 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Além disso, 11% dos jovens acreditam que o conhecimento em IA não influencia na obtenção de emprego, 3% pensam que pode até atrapalhar, e 2% não souberam responder.
Aplicação na aprendizagem
Em relação ao uso das ferramentas de IA, 69% dos entrevistados afirmaram que elas auxiliam no aprendizado, enquanto 24% consideram que podem ser prejudiciais e 7% não souberam responder.
Segundo a pesquisa, 83% dos jovens utilizam IA para pesquisas gerais ou acadêmicas; 71% acreditam que a IA ajuda na realização de deveres de casa, elaboração de trabalhos e preparação para provas escolares, universitárias ou técnicas. Ainda, 70% a utilizam para tradução de textos, e 67% para resumir ou corrigir conteúdos escritos.
O levantamento também identificou que 66% dos participantes usam IA para gerar ideias novas em atividades, 63% para criar imagens; 62% para produzir textos originais, e 52% para preparar apresentações ou relatórios.
“É muito significativo que pelo menos metade dos entrevistados utilize algum recurso de Inteligência Artificial. Sem dúvida, a IA se mostra uma ferramenta que facilita nossas tarefas diárias, aumentando eficiência e produtividade. Essas percepções são evidentes nesta pesquisa, que destaca que a grande maioria dos adolescentes utiliza a IA para apoiar seus estudos. A IA chegou para ficar e transformar a forma como aprendemos e trabalhamos”, ressaltou o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login