Notícias Recentes
Judiciário brasileiro é forte e independente, diz Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira que o Judiciário só é respeitado quando é independente. “Posso assegurar que o Judiciário no Brasil é forte e independente”. Ele também enviou uma mensagem clara: “Juiz que não suporta pressão deve repensar sua carreira”.
Essa declaração foi feita durante o 24º Fórum Empresarial Lide, realizado em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro. Na sua fala, defendeu que o papel do juiz é julgar, decidir e proteger o Estado democrático de direito, destacando que o grande desafio para o Brasil nos próximos anos envolve a segurança em três aspectos: institucional, jurídica e pública.
Alexandre de Moraes afirmou ainda que “nas autocracias, o autocrata age sem limites e não é responsabilizado. No Estado democrático de direito, aplicamos a Constituição e as leis”.
O ministro criticou o conceito equivocado de que certos setores deveriam ter contenção.
Mais cedo, outro ministro do STF, André Mendonça, participou do evento e falou contra o ativismo judicial, ressaltando que um Estado democrático forte demanda autocontenção do Judiciário. Ele destacou que o ativismo implica que o Judiciário se sobrepõe aos outros poderes.
Estiveram presentes no evento os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login