Conecte Conosco

Mundo

juiz nega pedido para impedir saída da ex-presidente boluarte do país

Publicado

em

Um juiz peruano decidiu nesta quarta-feira (15) rejeitar o pedido de um promotor que queria impedir a ex-presidente Dina Boluarte, que foi afastada recentemente, de deixar o país enquanto enfrenta investigações por suposta lavagem de dinheiro e outros crimes.

O Ministério Público iniciou várias investigações contra Boluarte logo após seu afastamento, que ocorreu na sexta-feira durante um julgamento político acelerado motivado pela grave crise de segurança presente no país.

Boluarte, de 63 anos, não compareceu à audiência judicial. Na sexta-feira anterior, ela negou notícias na mídia que sugeriam que iria solicitar asilo.

De acordo com o juiz Valdez, “não há risco de fuga”, e por isso Boluarte não terá restrições para sair do Peru.

O promotor queria uma proibição de saída do território peruano por 36 meses para a ex-presidente.

Outro pedido do Ministério Público, que ainda será analisado pela Justiça, visa impedir Boluarte de sair do país por 18 meses.

A ex-presidente é investigada por um caso de lavagem de dinheiro relacionado à campanha eleitoral de 2021, quando ela concorreu como vice-presidente ao lado de Pedro Castillo, pelo partido Peru Livre.

Boluarte assumiu o cargo em dezembro de 2022, após a destituição e prisão de Castillo, que tentou dissolver o Congresso sem sucesso.

Ela também é investigada por suposto uso indevido do cargo público, em um caso onde teria intermediado o pagamento de benefícios trabalhistas para um amigo do médico que realizou cirurgias estéticas para Boluarte durante seu mandato.

Após a saída de Boluarte, o presidente do Congresso, José Jerí, assumiu o governo, tornando-se o sétimo presidente do Peru na última década.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados