Conecte Conosco

Notícias Recentes

Jundiaí registra primeiro caso de chikungunya em 2024

Publicado

em

A Prefeitura de Jundiaí confirmou na sexta-feira, 27 de junho, o primeiro caso de chikungunya do ano. A identificação da doença ocorreu no dia 16 de junho. No momento, o município tem 10 casos suspeitos, conforme boletim da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente infectada contraiu a chikungunya ao viajar por Mato Grosso. Ela é uma mulher de 66 anos.

O que é a chikungunya

A chikungunya é uma doença causada por vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue. Seus sintomas principais incluem febre alta repentina, acima de 38,5ºC, dores fortes nas articulações e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. O nome da doença vem da língua makonde e significa “aquele que se dobra”, referindo-se à postura curvada que acomete os pacientes.

Sintomas comuns

  • Febre
  • Dores intensas nas articulações
  • Inchaço nas articulações
  • Dores nas costas
  • Dores musculares
  • Manchas vermelhas na pele
  • Coceira, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Conjuntivite leve
  • Náuseas e vômitos
  • Dor de garganta
  • Calafrios
  • Diarreia ou dor abdominal, especialmente em crianças

A doença foi detectada pela primeira vez no Brasil no segundo semestre de 2014, nos estados do Amapá e Bahia, e atualmente está presente em todos os estados do país.

Em 14 de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a chikungunya, abrindo caminho para o controle e possível erradicação da doença no Brasil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados