Mundo
Júpiter é menor e mais achatado, revela estudo da Nasa
Nasa anunciou nesta quarta-feira (4) que as informações coletadas pela missão Juno mostram que Júpiter é um pouco menor e mais achatado do que se acreditava até agora.
Mesmo continuando a ser o maior planeta do Sistema Solar, o raio equatorial antes estimado em 71.492 quilômetros foi revisado para 71.488 quilômetros.
O planeta apresenta também um achatamento nos polos, com o raio polar ajustado de 66.854 para 66.842 quilômetros.
Para obter essas novas medidas, os cientistas da Nasa analisaram dados de ocultação de rádio de 13 passagens da sonda Juno por Júpiter, considerando também a influência dos ventos zonais.
Este método de ocultação de rádio permite ‘enxergar’ através das densas nuvens da atmosfera do planeta, ajudando a entender sua estrutura interna.
As avaliações anteriores consideravam dados de seis experimentos similares realizados pelas missões Pioneer e Voyager nos anos 1970.
Medidas mais exatas do tamanho de Júpiter são muito importantes para calibrar os modelos usados para estudar gigantes gasosos em outros sistemas solares.
Segundo a Nasa, ter informações mais detalhadas sobre a forma do planeta auxilia os astrônomos a analisarem melhor os dados de planetas que passam na frente de suas estrelas, mesmo em regiões distantes de nossa galáxia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login