Mundo
Júpiter visível a olho nu neste sábado
Os entusiastas da astronomia têm um ótimo motivo para olhar para o céu na noite deste sábado, dia 10: a chance de ver Júpiter sem a necessidade de telescópios. De acordo com a Nasa, o maior planeta do sistema solar estará no seu brilho máximo em 2026.
Essa excelente visibilidade acontece porque Júpiter estará em oposição, um evento astronômico que ocorre quando a Terra se posiciona diretamente entre Júpiter e o Sol. Esse alinhamento faz com que o planeta gigante pareça maior e mais luminoso no céu.
“Durante esse alinhamento, o planeta parecerá maior e mais brilhante do que em qualquer outra época do ano”, afirmou a agência espacial.
Para observar Júpiter, a Nasa indica olhar para o leste em direção à constelação de Gêmeos. O planeta será um dos corpos celestes mais brilhantes naquela direção.
Outros eventos astronômicos em janeiro
A oposição de Júpiter não será o único espetáculo no céu em janeiro. Conforme informado pela Nasa, no dia 23, Saturno e a Lua estarão próximos no céu, em um fenômeno chamado conjunção.
“Uma conjunção acontece quando dois objetos parecem estar próximos visualmente no céu, embora estejam a grandes distâncias entre si”, explicou a Nasa.
Para observar, basta olhar para o leste, onde Saturno estará logo abaixo da Lua.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login