Economia
Juros Selic devem ficar em 15% até o fim de 2025, diz Focus; em 2026, previsão é 12%
A mediana do relatório Focus indica que a taxa Selic permanecerá em 15,00% até o final de 2025, mantendo-se nesse patamar pela 23ª semana consecutiva. Essa previsão segue após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter os juros nesse nível em 5 de novembro.
No documento oficial, o colegiado destacou que a atual estratégia de manter a taxa de juros estável por um período prolongado é considerada suficiente para garantir a convergência da inflação dentro da meta estabelecida.
O Copom alertou, entretanto, que continuará monitorando atentamente a situação econômica e que poderá ajustar a política monetária se julgar necessário. “(O Copom) não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, afirmou o grupo.
Analisando as 40 projeções mais recentes, atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a previsão da Selic para o fim deste ano permanece em 15,00%.
Para o final de 2026, a mediana da taxa projetada é de 12,00%, mantendo a previsão recente que há um mês indicava uma taxa de 12,25%. Considerando apenas as estimativas mais recentes, esse valor também se mantém em 12,00%.
O relatório aponta ainda que a projeção para o fim de 2027 segue em 10,50% pela 42ª semana consecutiva. Já para 2028, a mediana da Selic caiu, passando de 9,75% para 9,50%, marcando a segunda queda consecutiva após um longo período de estabilidade de 47 semanas.
Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login