Economia
Juros têm maior impacto na baixa geração de empregos em agosto

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta segunda-feira, 29, que a criação de empregos em certos estados do Brasil sofre influência das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, mas ressaltou que o principal fator é a alta dos juros, que afeta toda a economia.
“Eu diria que o maior impacto vem dos juros, porque as tarifas afetam apenas setores específicos”, declarou. “Espero que os juros possam ser reduzidos”, acrescentou o ministro.
Marinho fez essas declarações durante uma coletiva para apresentar os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente. Em agosto, o mercado de trabalho formal no Brasil criou 147.358 vagas, o pior desempenho para esse mês desde 2020.
Perspectivas para os próximos meses
Para o fim de 2025, Marinho acredita que a geração de empregos continuará a crescer, exceto no mês de dezembro, devido à sazonalidade tradicional. “Vejo crescimento em setembro, outubro e novembro, embora com ritmo mais lento”, comentou.
Ele também estimou que, ao longo do ano, o total de empregos criados deve ficar perto de 1,5 milhão, possivelmente um pouco abaixo dessa marca do que acima.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login