Economia
Juros têm maior impacto que tarifaço no emprego em 2025, diz Marinho
A elevação da taxa básica de juros teve um impacto mais significativo sobre a geração de empregos em 2025 do que o tarifaço implementado pelo governo dos Estados Unidos, segundo afirmou nesta quinta-feira (29) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. A declaração foi feita durante a apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“O tarifaço teve efeito, sem dúvida, mas o impacto dos juros foi maior. Na visão geral da indústria, os juros têm um efeito mais prejudicial”, comentou Marinho em entrevista coletiva.
Segundo o ministro, os efeitos da sobretaxa americana foram sentidos em setores específicos da economia e foram parcialmente compensados por ações do governo, como a abertura de novos mercados e iniciativas de apoio a empresas afetadas. Para Marinho, a Taxa Selic, que atualmente está em 15% ao ano, possui um impacto mais amplo sobre investimentos e contratações.
“O Banco Central buscou reduzir o ritmo do crescimento, mas isso acaba consumindo orçamento para o pagamento de juros”, explicou Marinho, criticando a política monetária e associando a desaceleração do mercado de trabalho ao aumento dos juros.
Marinho também comentou que os dados preliminares de janeiro de 2026 são positivos, porém alertou que a persistência dos juros elevados pode comprometer boa parte do ano.
“Com taxas de juros altas, é natural que investidores adiem decisões”, finalizou.
Empregos
Em 2025, o Brasil abriu 1,279 milhão de vagas formais, um número 23,73% menor do que os cerca de 1,677 milhão de empregos gerados em 2024. Esse resultado é o mais baixo desde 2020, ano da pandemia, quando ocorreu um saldo negativo.
Os dados do Caged indicam que o saldo positivo de 2025 decorreu de 26,6 milhões de admissões contra 25,3 milhões de desligamentos. Em dezembro, tradicionalmente marcado por variações sazonais, o mercado de trabalho teve uma redução líquida de 618 mil vagas, valor que Marinho considera compatível com o padrão histórico do período, devido ao término de contratos temporários e ajustes nos custos das empresas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login