Notícias Recentes
Justiça do DF suspende lei que tira poder da Adasa sobre águas subterrâneas
Texto designa competência para Secretaria de Meio Ambiente e, segundo deputada autora, foi aprovado ‘por engano’. Decisão é provisória.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu a aplicação da lei, promulgada pela Câmara Legislativa em dezembro, que retira poderes da Agência Reguladora das Águas (Adasa) sobre temas que envolvem a gestão e preservação de águas subterrâneas. Segundo a decisão, o texto tem vício de iniciativa porque foi apresentado pela deputada Luzia de Paula (PSB), “invadindo” a prerrogativa do Executivo.
A decisão foi emitida pelo desembargador Costa Carvalho, do Conselho Especial, durante o plantão judiciário, e pode ser alvo de recurso. Pela nova lei, a Secretaria de Meio Ambiente passaria a ser a responsável pela manutenção do cadastro de poços e implantação de programas de conservação.
A proposta tinha sido vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas foi “ressuscitada” pelos deputados distritais. Ela virou lei quando foi publicada no Diário Oficial, na última quinta-feira (22).
Questionada, a deputada Luzia de Paula afirmou ter havido um “problema interno” na Câmara Legislativa porque já havia solicitado que o projeto não virasse lei. Ela disse que iria defender a aprovação de outro projeto semelhante com a intenção de manter a Adasa responsável pelas questões sobre águas subterrâneas e que tentaria revogar a lei.
Para a direção da Adasa, a nova lei “prejudica o trabalho da Agência”. O órgão informou que vai encaminhar todas as argumentações à Procuradoria-Geral, braço jurídico do governo, que pode recorrer à Justiça para barrar a mudança.
A agência acompanhar 15 mil ações relacionadas a outorgas de águas subterrâneas. Com a lei, a Adasa deixaria de ter entre as atribuições a “emissão de outorgas, o cadastramento de poços, ações de monitoramento da quantidade e da qualidade das águas subterrâneas e a fiscalização do cumprimento da legislação pertinente”.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login