Brasil
Justiça mantém prisões de dois suspeitos de estupro coletivo de adolescente
Dois dos quatro homens detidos sob suspeita de envolvimento no estupro coletivo de uma jovem de 17 anos, ocorrido no último dia 31 de janeiro em Copacabana, no Rio de Janeiro, tiveram suas prisões confirmadas nesta sexta-feira durante audiência de custódia na Central de Custódias de Benfica.
Vitor Hugo Oliveira Simonin e Bruno Felipe dos Santos Allegretti, ambos com 18 anos, se entregaram à polícia na quarta-feira, logo após a Justiça determinar a prisão preventiva deles.
No dia anterior, Mattheus Veríssimo Zoel Martins se apresentou acompanhado de advogado na 12ª DP, onde o mandado de prisão foi cumprido, e João Gabriel Xavier Bertho fez o mesmo na 10ª DP, em Botafogo; ambos permanecem detidos pela decisão judicial.
Além deles, um adolescente de 17 anos, apontado como quem atraiu a vítima para o apartamento onde ocorreu o crime, também se apresentou à polícia na sexta-feira; ele foi apreendido e internado por ordem da Vara de Infância e Juventude da capital.
Horas antes da entrega de Vitor Hugo, seu pai, José Carlos Simonin, então subsecretário na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi exonerado para preservar a integridade institucional.
Durante o ocorrido registrado por câmeras de segurança, quatro homens, um adolescente e a vítima entraram e saíram de um prédio na Rua Ministro Viveiros de Castro, onde a jovem foi levada ao sexto andar, local do crime. Segundo o inquérito, a adolescente acompanhou o adolescente que a convidou para fazer algo “diferente” e, ao chegar, encontrou os demais suspeitos.
Conforme o depoimento da vítima, ela foi levada a um quarto onde os outros participantes passaram a tocar sem consentimento e a agredi-la fisicamente, apesar dos protestos. A violência durou cerca de uma hora, incluindo puxões de cabelo, tapas, chutes e socos, além de impedir que ela saísse.
Após o ocorrido, a jovem enviou um áudio a seu irmão expressando acreditar ter sido estuprada e contou o fato à avó, que a acompanhou à delegacia. O exame médico confirmou lesões compatíveis com agressões recentes.
A Polícia Civil do Rio investiga também outros três casos relacionados ao mesmo grupo de jovens da Zona Sul, envolvendo vítimas menores de idade, com relatos de abusos desde o ano passado. Um deles inclui uma estudante do Colégio Pedro II que denunciou abuso durante uma festa escolar em outubro.
Outra vítima, com 14 anos na época, descreveu agressões cometidas por três homens, dois deles já identificados entre os presos de Copacabana, sendo que o abuso durou cerca de uma hora e meia, incluindo violência física além da agressão sexual.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login