Mundo
Kim Jong Un quer aumentar a força nuclear da Coreia do Norte

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, pediu nesta terça-feira (19, data local) um aumento rápido na capacidade nuclear do país. Ele mencionou os exercícios militares realizados pelos Estados Unidos e Coreia do Sul, que, segundo ele, podem provocar um conflito.
“O fortalecimento da aliança entre os EUA e a Coreia do Sul e suas demonstrações de poder claramente mostram a intenção de iniciar uma guerra”, afirmou Kim, conforme a agência oficial KCNA.
Ele destacou que a situação exige mudanças rápidas e profundas nas estratégias militares e que a expansão da força nuclear deve ser acelerada.
Kim Jong Un fez essas declarações durante visita ao destróier Choe Hyon na segunda-feira, onde recebeu um relatório sobre os armamentos da embarcação.
Ele expressou satisfação com o progresso na modernização da marinha, que está sendo equipada com tecnologias avançadas e armas nucleares, em preparação para uma avaliação prevista para outubro.
Os EUA e a Coreia do Sul começaram na segunda-feira exercícios militares conjuntos que duram 11 dias, incluindo treinamentos em grande escala com fogo real, conforme comunicado do Exército americano.
Na sexta-feira, o presidente sul-coreano Lee Jae Myung afirmou seu compromisso em respeitar o sistema político da Coreia do Norte e em construir confiança militar, um dia após Pyongyang declarar que não busca melhorar as relações com Seul.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login