Conecte Conosco

Mundo

Kremlin comemora chegada de petroleiro russo a Cuba

Publicado

em

O Kremlin expressou nesta segunda-feira (30) sua satisfação pela chegada a Cuba de um petroleiro russo sujeito a sanções, apesar das restrições impostas por Washington ao fornecimento de combustível para a ilha comunista aliada de Moscou.

“Estamos confiantes de que esta carga de derivados de petróleo chegou à ilha”, afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa, ao falar sobre a viagem do navio Anatoly Kolodkin, que transportava 730.000 barris de petróleo.

De acordo com o site especializado MarineTraffic, o petroleiro seguiu na manhã de segunda pela costa cubana em direção ao porto de Matanzas, embora não tenha sido confirmado se o navio atracou.

Moscou, parceiro de Havana, criticou Washington devido às restrições de abastecimento de combustível à ilha.

“A Rússia entende que deve agir e oferecer a ajuda necessária aos nossos amigos cubanos”, destacou Peskov.

Este envio seria o primeiro carregamento de petróleo desde janeiro, quando as forças americanas capturaram em Caracas o presidente venezuelano e aliado de Cuba, Nicolás Maduro.

A saída de Maduro resultou na perda do principal fornecedor de petróleo de Cuba e provocou uma crise energética na ilha, levando ao aumento dos preços dos combustíveis e racionamento de energia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou no domingo que não se opõe ao envio de petróleo russo para Cuba.

“Cuba está em declínio, com um regime ruim e líderes corruptos. Independentemente de receberem ou não o navio de petróleo, a situação não mudará”, declarou Trump à imprensa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados